Teste de segurança da McAfee para adolescentes: Qual o nível de segurança da sua navegação?

Você acha que sabe se virar bem na Web? Bem o bastante para se manter protegido contra spyware, spam, golpes e roubo de identidade? Você estaria disposto a participar de um teste?

Se você for como seus amigos, passa muito tempo on-line. Na verdade, as pesquisas mais recentes revelam que os pré-adolescentes e adolescentes passam 25% do seu tempo de mídia na Internet. 55% usam os sites de rede social (70% das adolescentes possuem seus próprios perfis). 33% usam a Web para compartilhar arte, fotos, histórias ou vídeos. 51% dizem que fazem download de arquivos de música.

Então, você acha que sabe as regras da estrada digital? O que é seguro e o que pode ser arriscado fazer on-line? Faça este teste com 10 perguntas para saber sua pontuação.

1. Assistir a filmes em sites de streaming de vídeo, como o YouTube ou o Metacafe, é mais seguro do que fazer download de filmes de sites de compartilhamento de arquivos, ou seja, não se contrai vírus nem spyware em vídeos de streaming.


2. Eu sei que não é aconselhável encontrar pessoalmente com alguém que você conheceu em uma sala de bate-papo, mas também é arriscado o simples fato de conversar com as pessoas on-line.


3. Os sites de biblioteca BitTorrent, como o thepiratebay.org, ou os programas de compartilhamento de arquivos p2p, como o limewire, podem não ser legais, mas pelo menos são seguros. Eles não permitem arquivos com vírus ou spyware.


4. Seu melhor amigo pede a senha do seu site de jogos favorito para que possa ajudá-lo a marcar pontos ou ganhar dinheiro. Ele promete mantê-la segura e em segredo. É seguro concordar?


5. Você ficou adiando aquele trabalho da escola, e a data da entrega é amanhã. Você pensa em comprar um relatório de um site de monografias e enviá-lo como sendo seu próprio trabalho. Qual das afirmações a seguir é verdadeira?




6. Sites “gratuitos” de gadgets e jogos são legítimos, porque empresas como a Apple ou a Microsoft não permitiriam que seus famosos produtos, como iPod e Xbox, fossem usados por sites fraudulentos.


7. Um amigo acusa você de ter prejudicado seu ingresso na faculdade por causa de um vídeo indiscreto que você gravou dele em uma festa. Na época, você postou esse vídeo em sua página pessoal de rede social, mas depois o removeu. Esse amigo pode ter certeza de que a faculdade encontrou o vídeo de alguma forma?


8. Os hackers estão atrás de dinheiro, hoje em dia. Ninguém mais pega vírus, então não há problemas em abrir anexos de e-mail, como vídeos e cartões eletrônicos. E, de qualquer maneira, o computador familiar tem um antivírus, portanto, está seguro.


9. Não corro o risco de ser processado pelas gravadoras se eu fizer download das músicas usando meu roteador sem fio não criptografado. Isso porque eu sempre posso dizer que outra pessoa usou meu roteador.


10. Eu sei que não devo fazer download de arquivos a partir de sites de compartilhamento. E, contanto que eu navegue principalmente em sites jogos e de rede social, não tenho que me preocupar com problemas de segurança.